quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Links.

Texto de Solano lopez=
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Solano_L%C3%B3pez

Imagens modificadas, mas pegas do site :
1 - http://brigasampaio.blogspot.com/2010/08/guerra-do-paraguai.html

2 - http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/s/solano_lopez

3 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraguai#Turismo

4 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraguai#Religi.C3.A3o

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Quem foi Solano Lopez ?

Francisco Solano López  foi um militar paraguaio, presidente vitalício de seu país de 1862 à data de sua morte. Filho do presidente também vitalício Carlos Antonio López, foi nomeado general-de-brigada aos dezoito anos de idade. Comandou por duas vezes  as forças de seu país enviadas à província de Corrientes para combater o governo argentino de Juan Manuel de Rosas.

Ao ser nomeado pelo pai ministro da Guerra e da Marinha, Solano adotou nas forças armadas paraguaias o sistema militar aprendido na Europa.

Após a morte de Carlos Antonio López, Solano convocou um congresso especialmente reunido para elegê-lo presidente da república por dez anos, em 16 de outubro de 1862.

Segundo Alfredo d'Escragnolle Taunay, autor do livro A Retirada da Laguna: Episódio da Guerra do Paraguai, Solano era chamado pelo povo de "El Supremo". Em suas Memórias, Taunay testemunha que "Identificado o povo paraguaio tão completamente com seu chefe, seria necessário dar cabo do último homem para alcançar a pessoa do ditador, El Supremo".

Há diferentes teorias que explicam a guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança, que teria iniciado com a resposta de Solano López à invasão do Império Brasileiro do Uruguai.

Como o pai de Solano López, Carlos Antonio López, havia firmado em 1850 um tratado com o Uruguai, comprometendo-se a defender este país se a sua soberania fosse ameaçada (a soberania do Uruguai era fundamental para que o país tivesse garantida sua saída ao mar), Brasil e Argentina utilizaram-se desse tratado, depondo à força o governo de Bernardo Berro em favor do caudilho Venâncio Flores.

Com isso, o Uruguai passou para a influência do Brasil, assinando o "Tratado da Tríplice Aliança", no qual os três países comprometiam-se a lutar contra López, definiam as terras do país que se apossariam e a cobrança de dívida de guerra.

As hostilidades iniciaram-se com a captura do navio brasileiro Marquês de Olinda, da Marinha Mercante Imperial, o qual levava ao Mato Grosso o Coronel Carneiro de Campos, nomeado então seu governador, iniciando assim a guerra.

A teoria mais aceita atualmente sustenta que foi a ambição desmedida de Solano López, diferente de seu pai e do dr. Francia, que fora o primeiro governante do Paraguai, e que eram ambos mais prudentes, teria causado a guerra. Mesmo que o Paraguai se tenha sentido ameaçado pela intervenção de seus maiores vizinhos no Uruguai, Francisco Solano López deu mostra, durante a longa guerra, de ações bastante cruéis, chegando a mandar matar familiares próximos por seus lanceiros.

_____________________________________________________________________


Vida Pessoal :
Ele teve seis filhos, todos sem descendência, com a irlandesa Elisa Alicia Lynch. Era filho do seu antecessor na presidência do país, Carlos Antonio López.

_____________________________________________________________________